A Funfarme/Famerp, integra a Rede Sentinela de Vigilância Ativa de EAIE após a vacinação contra Covid-19 nas Américas, em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde(OPAS) e o Ministério da Saúde.
Foi realizado pela OPAS no HB o encontro com os profissionais de saúde da Sentinela do EAIE e os que atuam na Vigilância dos eventos adversos pós vacinação contra Covid-19 em São José do Rio Preto.
Os EAIE são eventos clinicamente significativos com potencial de ter uma relação causal com uma vacina. Por essa possível relação, tais eventos precisam ser cuidadosamente monitorados neste momento de pandemia, na qual diversas vacinas contra Covid-19 foram aprovadas para uso emergencial.
Por conta disso, alguns EAIE foram escolhidos pela Organização Mundial de Saúde, em parceria com a Brighton Collaboration, para que os sistemas de farmacovigilância dêem especial atenção. Neste contexto, a OPAS criou a Rede Sentinela de EAIE nas Américas, para que após o início da vacinação contra Covid-19, as unidades sentinelas monitorem a ocorrência destes eventos através de investigações e notificações dos casos.
No Brasil, são seis unidades que compõem a Rede Sentinela de EAIE, sendo três no estado de São Paulo: Funfarme/ Famerp, Hospital das Clínicas de São Paulo/ FMUSP-SP e o Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto/ FMUSP-RP. Na Funfarme, as atividades são desenvolvidas no Núcleo Hospitalar de Epidemiologia (NHE) por uma consultora técnica e interlocutora da OPAS.
O encontro contou com a participação do Dr. Éder Gatti Fernandes, representante da OPAS no Brasil, juntamente com a Dra. Martha Elizabeth Nóbrega, do Departamento de Imunizações e Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde e de Taiza de Lima, interlocutora da OPAS na Funfarme que apresentou a implantação da Vigilância Sentinela dos EAIE na instituição.
Pela Funfarme o encontro contou com a participação da equipe do NHE, juntamente com a coordenadora Profa. Dra. Maria Lúcia Machado Salomão, a Dra. Márcia Wakai Catelan, a Enfermeira Flávia Queiroz e a Enfermeira Lina Mendes, a médica do serviço de Alergia e Imunologia a Dra Vanessa Ambrósio Batigalia. Participaram também a interlocutora do Programa de Imunização do Grupo de Vigilância Epidemiológica XXIX, da Regional de São José do Rio Preto/SP, Isabela Cristina Rodrigues, a Gerente de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde de Rio Preto, Michela Dias Barcelos, e a enfermeira Andressa Roveri do Programa de Imunização no município.
O evento contribuiu para os avanços e novas perspectivas da vigilância dos eventos após a vacinação contra a Covid-19 na Funfarme, no município de São José do Rio Prêto e na região.