Os médicos da equipe de Cirurgia Vascular e Endovascular do Hospital de Base foram convidados para participar do Simpósio Think Acess Latam 2022, realizado neste mês em South Lake City (EUA). O evento debateu as principais melhorias e tecnologias utilizadas no acesso vascular para realização de hemodiálise.
Os doutores Daniel Gustavo Miquelin e Fernando Reis Neto apresentaram casos clínicos sobre o uso do dispositivo da empresa Merit Medical: Herograft. Tal dispositivo, consiste em uma prótese utilizada para realizar hemodiálise, principalmente em pacientes que as possibilidades de confecção de fístulas arteriovenosas convencionais se esgotaram.
A nova tecnologia foi utilizada pela primeira vez no Hospital de Base em 2020. Desde então, os médicos que participaram do evento, já realizaram sete procedimentos na nossa instituição, todos com sucesso.
“A tecnologia usada pelo setor de Hemodinâmica do Hospital de Base permitiu realizar acesso vascular em pacientes nos quais o acesso convencional não era mais possível. É um recurso inovador, indicado para alguns pacientes, que representa uma nova oportunidade de tratamento da sua doença de base.”, afirma o Dr. Fernando Reis Neto.
Para o médico, o contato direto com especialistas da área tem grande importância na melhoria da técnica cirúrgica. “É uma troca de experiências a qual permite trazer melhorias e ganho de conhecimento na área de acesso vascular na nefrologia”, completa o Dr. Fernando Reis Neto.
E é com a troca de experiências que o Dr. Daniel Gustavo Miquelin melhora os trabalhos realizados no HB. “Os encontros são importantes para o crescimento médico. Estamos condizentes com as novas técnicas utilizadas no mundo todo”, afirma.